DSC0522.jpg

Vales do Marão

O Vales do Marão Douro Branco 2020 nasce das vinhas protegidas pela serra do Marão.

 
 

Vales do Marão

Pedro Granja | Douro

Design de rótulo

Fotografia e vídeo André Macedo (Look Closer)

O Vales do Marão Douro Branco 2020 nasce das vinhas protegidas pela serra do Marão.

A Serra do Marão é a sétima mais alta de Portugal Continental é a serra que separa Douro e Trás-os-Montes do resto do país e é a barreira para atravessar, quando vem de Portugal Continental, para alcançar o mar e o resto do mundo. A história da região foi moldada, mas as formas de transporte que atravessaram o Marão; primeiro o comboio à sua volta, depois a estrada, e depois estradas melhores, estreitando o fosso entre a linha costeira e as cidades continentais. É uma parte inerente da paisagem e permanece na mente dos locais; montanha significa casa, e Marão significa montanha.

O ambiente escuro é inspirado na história que o produtor nos contou: que o perfil da montanha tem um rosto aparente e que esse rosto pertence ao monstro do Marão, uma criatura gigante e vigilante, tão no alto da montanha como parte dela, e que observa o que a rodeia, todos os vales e aldeias, incluindo aquele onde as vinhas do Marão estão a crescer.

Graficamente, a silhueta do Marão é o ponto focal deste rótulo; a inspiração é a sombra sobre os profundos vales verdes, escondidos entre as altas montanhas. Aproveitámos o vidro escuro da garrafa para camuflar o rótulo e torná-lo parte integrante do objecto; percebemos o limite do papel mas não o vemos. É o gradiente verde e preto que revela o nome do vinho e a informação técnica, o verniz dá-lhe textura e dimensão, as notas douradas criam pequenas bolsas de luz solar, como aqueles pedaços de luz que vemos ao longe.